20 maio, 2017


Livro: A revolução dos bichos.
Autor: George Orwell
Número de paginas: 84
Baixado no Lelivros

Escrito  por George Orwell em 1945, é ainda MUITO atual quando lido hoje. Este é o segundo livro de Orwell que leio, o primeiro foi 1984, e desde que o li fiquei encantada com o autor e com sua capacidade de expressar seus pensamentos através de analogias ou realidades alternativas e principalmente, o quão atual os livros são.
O livro nos conta a história de um grupo de bichos que mora numa fazenda, ele nos conta seu cotidiano de trabalho duro, pouca comida e pouco conforto.
Havia na fazenda um porco muito idoso que chamavam de Major, depois que todos os humanos foram dormir Major os reuniu no celeiro para conter sobre um sonho que tivera. Sonhara que os bichos viviam livres, trabalhando em cooperação, sem humanos que lhes mandasse nem maltratasse. Ensinou-lhes uma canção, chamada "Bichos da Inglaterra", que quando pequeno só conhecia uns versos, mas no sonho lembrou-se de tudo!
A vida prosseguiu, mas inspirados pelo Major, os animais mais inteligentes da fazenda começaram a se preparar, reunir seu ensinamentos em um princípio chamado "Animalismo" porque, talvez não agora, mas um dia a Revolução aconteceria.
E um dia aconteceu. Jones, o dono da fazenda, bêbado como estava, dormiu de tarde e se esqueceu de lhes dar comida. Os bichos, mesmo sem combinar, saíram de seus estábulos dando coices, bicadas e chifradas, quebrando tudo. O fazendeiro e os capatazes logo estavam prontos, distribuindo chicotadas. Os bichos não suportaram mais e foram pra cima de verdade, expulsando todos com muita rapidez.
Mal puderam acreditar quando todos foram expulsos. Estavam livres! Podiam colocar em prática a utopia sonhada pelo Major em decorrência disso, por eles mesmos.
Sistematizaram seu sistema de sociedade em mandamentos, planejaram reuniões para debater o futuro da fazenda, cantavam "Bichos da Inglaterra", tinham folga e projetavam várias melhorias a serem feitas que lhes facilitaria a vida, daria mais tempo para que pudessem estudar, se desenvolver nas artes e filosofia e o que mais desejassem.
Tudo ia bem, não havia quem mandasse, nem quem recebesse mais, todos eram iguais, trabalhavam no limite de suas forças pelo bem de todos e do funcionamento da fazenda.
Um dia, no entanto, um dos bichos se assumiu líder, mesmo que quase ninguém notasse, as coisas foram mudando, apenas conseguiam sentir que estavam mudando, "mas tudo sempre tinha sido do jeito que é hoje!" Ninguém se lembrava de ter sido diferente... se lembrasse, deve ter entendido errado antes..
Chegou um momento em que sequer se podia dizer coisas, ou cantar "Bichos da Inglaterra", a revolução já acontecera, a canção estava superada.
As coisas mudaram sem que se soubesse o que, a repressão e o costume os faziam aceitar. A mudança foi tão grande que não se sabia mais quem era animal ou ser humano.
George Orwell é britânico, escreveu vários livros, dentre eles 1984, livro muito querido por mim. Nesse livro, particularmente, Orwell retrata um processo de estabelecimento de um estado opressor e totalitário que trata seus cidadãos como escravos. É possível, ao decorrer da leitura, identificar a analogia na nossa vida e perceber o caminho que nossos líderes mal intencionados fazem para conseguir nosso esquecimento, aceitação, esforço cegos...
É um livro triste de se ler, mas muito necessário, caso queiramos crescer e poder aumentar nossos horizontes, para não nos pareçamos nenhum pouco com ovelhas e muito menos nos unirmos ao seu coro.


Obs.: Eu procuro e baixo livros na internet porque nem sempre tenho o dinheiro para comprar no momento e penso que o conhecimento precisa ser disseminado, usufruído e fazer o papel dele: nos ajudar a crescer e entender melhor o mundo. Mas acredito que é importante comprar os livros que mais gostamos assim que pudermos, principalmente se traduzidos de sua língua original para o nosso idioma,, por isso, tenho a intenção de comprar todos os livros que mais gostei de ler. :)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
c